UBM e CTB-RS realizam palestra de prevenção contra o câncer de mama
O evento também será marcado pela entrega de uma pauta de reivindicações para as novas vereadoras eleitas, a maior bancada feminina da história da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Neste sábado, 19 de outubro, a União Brasileira de Mulheres de Caxias do Sul (UBM) e sindicatos da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-RS) realizam o evento do Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama, “UM TOQUE QUE PODE MUDAR SUA VIDA”! A atividade, que contará com palestrantes, danças e atividades, será realizada no auditório do Sindicomerciários Caxias, na rua Pinheiro Machado, 1239, centro, a partir das 14 horas.
O evento contará com as palestras da Dra. Gabriela Martínez Mattos, mastologista e obstetra; e, Lisandra Caberlon, yogaterapeuta hormonal. O público poderá tirar dúvidas e conhecer mais sobre a importância do tratamento precoce. A UBM e sindicatos que fazem parte da CTB-RS também convidaram as sete vereadoras eleitas para a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, que será a maior bancada feminina da história da casa, para homenagear e entregar a pauta de reivindicações das mulheres.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada todos os anos desde os anos 90 para alertar e informar sobre o câncer de mama e promover o diagnóstico precoce da doença, salvando a vida de milhares de mulheres. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,3 milhões de casos foram diagnosticados no mundo em 2022, e 670 mil mortes foram registradas nesse ano.
O SUS oferece diversos tratamentos para o câncer de mama, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil, tanto em incidência quanto em mortalidade. A maioria dos casos ocorre entre os 45 e 50 anos de idade, mas a curva de incidência aumenta a partir dos 25 anos.
Em 2023, a unidade de Caxias do Sul da Aapecan, organização que trabalha na prevenção e no autocuidado do câncer de mama em Caxias do Sul, registrou de 130 mulheres diagnosticadas com este tipo de câncer, sendo 41 novos cadastros no ano.