SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS REALIZA PALESTRA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO MERCADO DE TRABALHO EM FLORES DA CUNHA

Na noite da última sexta-feira, 28 de março, o auditório da sub-sede de Flores da Cunha do Sindicomerciários Caxias foi palco da palestra sobre COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO MERCADO DE TRABALHO para os comerciários e comerciárias de Flores da Cunha e apresentação do Instituto Rosa Del Este. A atividade faz parte das comemorações do MÊS DAS MULHERES. A palestra também contou com participação de Silvana De Carli, presidente da Câmara de vereadores de Flores da cunha.
O evento contou com a participação das doutoras Tamires Riboldi, psicóloga que atua na assistência médica do sindicato; Michele dos Santos Xavier, advogada pós-graduada em direito das mulheres; e Tamires Spigosso, advogada de direito social na área previdenciária, com perspectiva de gênero e raça. As advogadas Michele e Tamiris, atuam no ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA OU NO MUNDO DO TRABALHO DO SINDICOMERCIÁRIOS CAXIAS. O atendimento acontece nas manhãs das terças e quintas-feiras, junto ao departamento jurídico e de dúvidas trabalhistas do sindicato, na rua Pinheiro Machado, 1239, 1º andar.
A psicóloga Tamiris Riboldi, falou da importância de reforçar e informar para toda a população os canais e locais onde as mulheres vítimas de violência podem buscar o apoio ou denunciar os casos de agressões. “O sindicato, através dos profissionais de psicologia, psiquiatria e demais áreas médicas, da assistência médica do sindicato, bem como do atendimento especializado junto ao departamento jurídico, podem estar orientando as mulheres e realizando os encaminhamentos”. “Não deixem de realizar as denúncias e buscar apoio, ajuda”, reforçou a psicóloga.
As advogadas que atuam junto ao departamento jurídico do sindicato, Dra. Tamires Spigosso, advogada de direito social na área previdenciária, com perspectiva de gênero e raça; e, Dra. Michele dos Santos Xavier, advogada pós-graduada em direito das mulheres, trouxeram um apanhado de suas vivências e experiências como mulheres, de origem humilde, e o que foi preciso para a busca do crescimento, da formação, capacitação, para hoje poder estar ajudando outras mulheres a lutar contra a violência. Michele afirmou achar que “não precisamos de mais leis, mas que as que temos sejam respeitadas”! Apresentou a importância de leis e iniciativas do poder público que trabalhem inclusão social, possibilitando a criação de oportunidades aos menos favorecidos.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
A advocacia com perspectiva de gênero é uma abordagem que permite identificar desigualdades de gênero no sistema e lutar por mudanças. A violência de gênero é um tipo de agressão que pode ser física, psicológica, sexual ou simbólica, e que atinge principalmente mulheres devido às relações desiguais.
Para Ivanir Perrone, tesoureira do Sindicomerciários Caxias, “poder disponibilizar um atendimento jurídico especializado para as mulheres comerciárias, não só trabalhista, mas também voltado para luta contra a violência contra as mulheres é um grande avanço e até mesmo pioneirismo em Caxias e região”. Já, Silvana Ferraz, diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador, lembrou os dados alarmantes, onde o “Brasil bateu seu recorde de feminicídios em 2023. Foram 1.463 mil mulheres que perderam suas vidas. No Rio Grande do Sul, 85 mulheres acabaram assassinadas pelo simples fato de serem mulheres no ano que passou, este ano já foram mais de 50”. Silvana relembrou que a assistência médica do Sindicato está sempre aberta para o acolhimento das mulheres que precisarem de orientações e encaminhamento.

