SINDICOMERCIÁRIOS COMEMORA DO DIA DOS COMERCIÁRIOS E COMERCIÁRIAS COM JANTAR DANÇANTE
Outubro é um mês muito especial para a família comerciária, no dia 30 comemoramos o DIA DOS COMERCIÁRIOS E DAS COMERCIÁRIAS, uma data escolhida porque em 1932, após muita luta, foi conquistada a redução da carga horária de 12 horas diárias, que era quase uma escravidão, para 8 horas. E, neste ano, o Sindicomerciários Caxias comemorou a passagem da data com um jantar dançante, no último sábado, dia 26 de outubro, com a animação da Banda Versus.
Aproximadamente 500 comerciárias, comerciários e familiares se reuniram no jantar dançante, que esgotou todos os ingressos antecipadamente. O Sindicomerciários recebeu os trabalhadores e trabalhadoras com galeto, salsichão, salada mista, pão, maionese, macarrão caseiro e risoto e muita diversão, com sorteios de muitos brindes, como eletrodomésticos, eletrônicos e tortas!
O DIA DO COMERCIÁRIO E DA COMERCIÁRIA
30 de outubro é o Dia do Comerciário e da Comerciária. A data ficou marcada no nosso calendário, como o dia da nossa profissão, porque no dia 30 de outubro de 1932, após muita luta, foi conquistada a redução da carga horária de 12 horas diárias, que era quase uma escravidão, para 8 horas. Foi por causa da luta dos comerciários e comerciárias que os demais trabalhadores brasileiros também passaram a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas.
Muitos desafios e muitas lutas foram superadas desde então. Em Caxias do Sul, construímos um grande sindicato com uma estrutura que orgulha a categoria, e conquistamos direitos como o descanso semanal remunerado, ao auxílio-creche, adicional por tempo de serviço, entre tantos outros que compõem a nossa Convenção Coletiva.
O Sindicomerciários Caxias nunca parou! Nem momentos mais difíceis como o da pandemia, no qual enfrentamos o negacionismo do governo, os ataques aos nossos direitos e a carestia. Estamos sempre juntos, porque é juntos que conquistamos e somos mais fortes, é juntos que poderemos transformar o Brasil no rumo de um novo projeto nacional de desenvolvimento que valorize o trabalho, os direitos dos trabalhadores e combata as desigualdades!