Sindicomerciários realiza Dia de prevenção ao Câncer de Mama
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) realizou na noite desta quinta-feira, dia 25 de outubro, em comemoração ao Outubro Rosa, o “Dia de prevenção ao Câncer de mama”, com palestras de especialistas.
No evento, realizado em parceria com o Centro de Patologia Médica (CPM), também foi distribuído vales para realização de exames gratuitos de prevenção.
Entre os palestrantes, o “Dia de prevenção ao Câncer de Mama” contou com a Dra. Aline Caldart Tregnago e o Dr. Floriano Riva, médicos patologistas do CPM, que abordaram a prevenção e responderão as dúvidas dos presentes. Guiomar Vidor, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), falou os efeitos da Reforma Trabalhista para as mulheres. Guiomar frisou da importância do momento histórico em que, através da eleição, quando “vamos escolher entre duas propostas muito diferentes de gestão pública, onde uma delas, apoiou e, apoia o atual governo, responsável pelo congelamento por 20 anos nos investimentos na saúde, segurança e educação”.
Os palestrantes do CPM iniciaram a abordagem traçando um panorama do câncer no Brasil, onde temos aproximadamente 60 mil mulheres afetadas por ano, o que representa 28,1% dos casos de câncer. Os especialistas recomendam a realização do autoexame e, de exames anuais, numa visita médica, para que a doença seja identificada o mais breve possível e tornar o tratamento mais rápido, evitando mortes e o agravamento.
Sinais de Alerta:
- Retração dos mamilos
- Aparecimento de veias
- Pele com textura de casca de laranja
- Caroços
- Mudança no Formato
- Erosões e coceira
Fatores de risco:
- Envelhecimento
- Fatores relacionados à vida reprodutiva
- Sedentarismo
- Excesso de peso
- Consumo de álcool
- História familiar de câncer de mama ou ovário
- Exposição à radiação
Como prevenir o Câncer de mama:
- Pratique atividade física
- Controle a alimentação
- Não fume
- Não consuma álcool
- Somente 10% são decorrentes de fatores genéticos
- Procure um profissional de saúde
VEJA AS FOTOS