Artigo: TESTAGEM É ESSENCIAL
Artigo publicado no Jornal Pioneiro – 13 de julho
Diante do acentuado crescimento na contaminação em Caxias e região, com vários surtos, inclusive em empresas do comércio, nos preocupa muito a falta de testes.
Não podemos tratar a doença apenas com medidas hospitalares, com base em números de quartos e UTIs. O vírus não respeita isso e segue circulando e se alastrando. É por isso que nós, junto do movimento sindical e da CTB, defendemos a testagem em massa, com prioridade para os trabalhadores que estão na linha de frente e têm de sair de suas casas por causa do trabalho, como os da saúde e os comerciários.
Com testagem é possível mapear o vírus, isolar quem está contaminado e evitar que a contaminação cresça sem controle, como está acontecendo. É isto que dizem os melhores exemplos do mundo no enfrentamento da Covid-19. Além disto, precisamos que se ampliem as formas de proteção solidária e comunitária, especialmente aos mais vulneráveis.
Como fazer? Com testagem em massa e atuação nas comunidades por meio de ações de vigilância epidemiológica, de saúde coletiva e Estratégia de Saúde da Família, considerando a vulnerabilidade socioeconômica e sanitária da maioria de nossa população e a falta de vacina e tratamento para a doença. Ou seja, além de investir em leitos hospitalares, é urgente acompanhar a população antes de o vírus se manifestar para evitar sua disseminação e o colapso do sistema.
Nilvo Riboldi Filho
Presidente do Sindicomerciários Caxias
Veja também: