Transparência: comerciários e comerciários aprovam prestação de contas 2023 e previsão orçamentária para 2025 do Sindicomerciários Caxias
Assembleia Geral de Prestação de Contas do Sindicomerciários e confraternização de final de ano debateu o fim da escala 6×1 e atendimento especializado em violência contra as mulheres.
Os comerciários e comerciárias estiveram reunidos na noite da quinta-feira, 5 de dezembro, para a apresentação dos resultados, prestação de contas, do Sindicomerciários Caxias de 2023 e previsão orçamentária para 2025. As contas e a previsão orçamentária para o próximo período foram aprovadas por unanimidade pelos comerciários presentes, que também participaram de um debate sobre o fim da escala 6×1 e o atendimento especializado em violência contra as mulheres, implantado recentemente pelo sindicato junto ao departamento jurídico e de dívidas trabalhistas. Para o fechamento do ano, a entidade também realizou a confraternização e final de ano com os comerciários, convidados e equipe de trabalho, comemorando o ano, que foi marcado por grandes investimentos na reforma da Sede Campestre, que passa a se chamar CLUBE DOS COMERCIÁRIOS, iniciando a temporada de verão no próximo dia 15 de dezembro.
UM ANO DE MUITOS INVESTIMENTOS
A tesoureira do sindicato, Ivanir Perrone; e o presidente, Nilvo Riboldi Filho, apresentaram o resumo das atividades, atendimentos médicos e trabalhistas da entidade, colocando em discussão, sendo aprovado por unanimidade. Nilvo destacou os investimentos de quase 1 milhão de reais realizados este ano na reforma do novo CLUBE DOS COMERCIÁRIOS. “Infelizmente, o tempo este ano foi severo, com muita chuva, mas, vamos iniciar a Temporada de Verão no próximo dia 15 de dezembro, com muitas melhorias, e as piscinas totalmente reformadas, ampliadas. Está muito bonito, e, no início de janeiro vamos fazer uma festa para a inauguração de toda obra, que conta com nos quiosques, churrasqueiras, ampliação das piscinas, replantio de árvores, gramado, tudo para que os comerciários, comerciárias e as suas famílias aproveitem o melhor do verão”. O presidente da entidade salienta que “um dos motivos para deixar a festa de inauguração para janeiro também é o fato de ser uma das épocas do ano que a categoria mais trabalha envolvida nos festejos de final de ano, e queremos comemorar esta grande conquista juntos, como sempre estivemos! ” Ivanir complementou que “em 2025 ainda teremos investimentos da reforma, pois algumas partes ficarão prontas no início do ano”.
FIM DA ESCALA 6X1 E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Para falar sobre a luta do fim da escala 6×1, foi convidado o Dr. Vanius Corte, Gerente Regional do Ministério do Trabalho, que abordou a importância para os trabalhadores de uma jornada de trabalho mais humana, que possibilite que os trabalhadores e trabalhadoras tenham realmente tempo para o descanso e o convívio com suas famílias. Para Vanius, “debater e acabar com escala 6×1 é resgatar os direitos dos trabalhadores, sua dignidade, confrontando a atual situação do trabalho, onde, em muitas categorias, como o comércio, quase não se tem tempo para o descanso ou para passar com suas famílias”.
A Dra. Michele dos Santos Xavier, sócia do Escritório Spigosso & Xavier Advogadas Associadas, pós-graduada em Direito Anitidiscriminatório e Direito das Mulheres, apresentou o novo serviço atendimento especializado sobre violência contra as mulheres e trabalhista no sindicato iniciado este mês no sindicato. O atendimento das mulheres é realizado pelas advogadas Michele e, pela advogada Tamires Spigosso, também sócia do escritório. Para a Michele, “as mulheres, vítimas de violência doméstica ou no trabalho, ou assédio, quando procuram uma delegacia convencional, muitas vezes não recebem o acolhimento adequado ou se sentem até mesmo coagidas, constrangidas. Assim, com o novo serviço oferecido em parceria pelo sindicato, podemos realizar o aconselhamento e acompanhamento do processo a ser seguido para ajudá-las de fato”.