• 31 de agosto de 2024

CAMPANHA SALARIAL 2024: Patrões se mantém intransigentes e não valorizam comerciário e comerciárias

 CAMPANHA SALARIAL 2024: Patrões se mantém intransigentes e não valorizam comerciário e comerciárias

Os representantes dos patrões continuam intransigentes na valorização dos trabalhadores, luta do Sindicomerciários Caxias, que reivindica aumento com ganho real para os comerciários e comerciários.  Na terceira rodada de negociações da Campanha Salarial 2024, os empresários de LOJAS apresentaram uma pauta com congelamento e retirada de direitos, além de oferecerem apenas a reposição do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor (3,7%), o aumento do banco de horas e, a possibilidade de intervalos de 30 minutos.  Já, o setor de mercados, ofereceu apenas 4% nos pisos, e 3,7% no restante, contudo, com congelamento em bonificações, quinquênios e triênios. As reuniões foram realizadas na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, no Sindigêneros e no Sindilojas Caxias.

LUTA POR VALORIZAÇÃO E MAIS DIGNIDADE AOS TRABALHADORES

O presidente da Fecosul e CTB-RS, Guiomar Vidor, e o presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, apresentaram novamente na mesa de negociação os dados que demonstram o achatamento do poder de compra dos trabalhadores e trabalhadoras em nossa cidade e região e, a recuperação, crescimento dos setores do comércio e da economia caxiense. “O salário que o trabalhador recebe na indústria retorna ao comércio local”, argumentou. Vidor pondera que, “com 5,26% de aumento, a cesta básica acaba representando, consumindo, 82% do piso dos comerciários e comerciárias”. Guiomar salientou que a melhoria nos salários é fundamental para o crescimento da economia e uma vida digna para os trabalhadores.

Guiomar salienta que “o sindicato e a federação não vão aceitar apenas a reposição pelo INPC, até porque ele nem mesmo representa a inflação real, que todos sabem que é muito maior. Não podemos deixar que os nossos salários sejam ainda mais achatados! ” Já está sendo agendada para os próximos dias uma nova reunião com o setor lojista e, segunda-feira, dia 19 de agosto, pela manhã, haverá uma nova rodada de negociação com os representantes dos mercados.

Reunião com o Sindilojas Caxias

Comerciários

Posts Relacionados